EYECORP  >  PROC.CLÍNICO  >  Diabetes 
Proc.Clínico : Diabetes
Compartilhe com seus amigos !
(-) Diminuir / (+) Aumentar Texto

O diabetes mellitus é uma doença caracterizada por uma deficiência de insulina, que causa um aumento da glicose no organismo.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, um órgão localizado no abdome logo atrás do estômago. A ação principal da insulina é levar a glicose do sangue para dentro das células. Quando existe uma diminuição da produção ou um comprometimento da ação da insulina, a glicose acumula no sangue e começa a provocar os sintomas do diabetes.

Hoje se estima que 7,6% da população é portadora de diabetes e, o que é mais preocupante, quase a metade não sabe que possui a doença. No mundo inteiro, há pelo menos 130 milhões de diabéticos e a expectativa é que em 2025 este número chegue a 300 milhões.

Este aumento da incidência do diabetes está relacionado ao maior número de pessoas com excesso de peso e obesidade, ao crescente sedentarismo, à maior expectativa de vida da população em geral e à maior sobrevida dos pacientes diabéticos. O excesso da glicose no sangue e na urina provocam os principais sintomas do diabetes: perda de peso, beber muita água e urinar muito.

No diabetes tipo 1, estes sintomas aparecem de maneira abrupta e intensa podendo até chegar ao coma se não tratado rapidamente.

No diabetes tipo 2, os sintomas ocorrem de maneira lenta. Outros sintomas freqüentes são visão turva, tonturas, fraqueza, impotência e dormências.

O tratamento do diabetes se apóia em quatro pilares principais: dieta, exercício físico, medicamentos e educação do paciente.


(English spoken / Hablamos español )


Av. Aclimação, 56 - (Mapa) - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01531-000 - Fone: 3208-0888 - Fax: 3277-6698
Copyright© 2010 - Eyecorp   -   Design by Webprojects